Jornalismo de cultura pop com um jeitinho brasileiro.

Nubentes é romance, é drama e agora também é impresso

Primeiro título da plataforma de quadrinhos online Fliptru a ganhar versão impressa, história fala sobre decisões, dúvidas e amores do passado na vida de um casal de jovens adultos

Por THIAGO CARDIM

Antes de qualquer coisa, pra ajudar a esclarecer, vale recorrer a ele, o sempre eficiente dicionário: a palavra “nubente” significa, em bom português, alguém que vai se casar ou então que está de casamento marcado.Portanto, dá pra gente entender um pouco do ponto de partida de Nubentes, HQ de Johnny Braga que era um dos maiores sucessos da Fliptru, uma plataforma de autopublicação online para quadrinistas. Pois depois do casamento bem-sucedido entre gibi e internet, Nubentes resolveu ousar e marcar seu relacionamento sério também com o mundinho dos quadrinhos impressos.

Criação do quadrinista e programador Marcus Beck, a Fliptru nasceu em 2019, dando espaço para que leitores conhecessem vários quadrinistas, crescendo de forma orgânica, criando oportunidades de interação entre quadrinistas e leitores de forma digital. “A criação da Fliptru trouxe a oportunidade de reunir pessoas interessadas em ler quadrinhos e também artistas que não tinham a oportunidade de terem suas obras lidas”, explica ele, em entrevista ao Gibizilla.

A intenção deles é ajudar a ampliar ainda mais a visibilidade dos quadrinhos feitos por brasileiros, depois de encontrar uma espécie de “espaço vazio” na versão web. “Com o impresso, nós temos o objetivo de ir ainda mais longe e mostrar para pessoas que nem sequer sabem que quadrinhos são uma mídia de múltiplos gêneros, que tem como se entreter com boas histórias através da Nona Arte”.

E por isso mesmo eles optaram por começar por Nubentes. 😉

Segundo a editora responsável pela publicação, Luciana Peniche, “Nubentes tem uma história que pode atingir desde a pessoa que realmente entende sobre quadrinhos e que gosta de apreciar a narrativa visual e o traço do artista, até as pessoas que querem apenas se divertir e apreciar uma boa leitura”.


E eu os declaro… pera, o quê?

Um dos quadrinhos mais populares da plataforma, Nubentes é uma das várias produções de Johnny Braga para o Fliptru, onde vem publicando seus trabalhamos desde 2020. Natural de São Bernardo do Campo, o autor sempre gostou de ler e desenhar histórias em quadrinhos, além de ser um apaixonado por videogames e tokusatsu.

Segundo os responsáveis, a obra foi escolhida para ganhar versão física por trazer ingredientes que vão agradar quem adora uma história com situações inesperadas e algumas soluções equivocadas por parte dos personagens, assim como na vida real (quem nunca?).

Reforçando que a obra tem traço e narrativa com personalidade, tanto Marcos quanto Luciana afirmam que Nubentes – que carrega alguns elementos autobiográficos, segundo o próprio Johnny – não é “mais do mesmo”. O gibi conta a história de Tobias, um jovem adulto que logo de cara na história pede sua namorada, Helena, em casamento. Os dois resolvem dizer sim para uma vida em que dividirão planos e sonhos.

Tudo parece perfeito, exceto por certas inseguranças, algumas mentiras… A partir daí acompanhamos as dúvidas, incertezas e erros destes “nubentes”. Um pouco mais adiante na história, conhecemos Tábata e vamos descobrir que ela e Tobias já tiveram sua própria história juntos. Sim, o retorno de um amor avassalador do passado, que parece não ter ficado bem resolvido.

É nesse cenário caótico de emoções que eles terão que descobrir o que sentem realmente um pelo outro e se devem ou não seguir em frente com os planos para o futuro, ou melhor, com os planos de um futuro juntos. “Nubentes é um romance, mas também é um drama, que nos mostra personagens tão fáceis de se relacionar que poderiam ser nossos amigos, vizinhos ou até nós mesmos”, explica Marcos.

Luciana explica: “os personagens são carismáticos por serem pessoas que nos fazem lembrar de nós mesmos ou de amigos com quem convivemos, pessoas que vivem o cotidiano e têm seus desejos, ambições e certezas colocados à prova por situações inesperadas e algumas decisões questionáveis”.

Segundo o criador do Fliptru, a ideia não é apenas ter um livro bem-sucedido (que, para os leitores fiéis, tem um epílogo exclusivo, que NÃO está nos capítulos publicados online), mas sim também impactar o mercado de quadrinhos, que hoje cada vez mais converge para uma “bolha” de colecionadores de obras de autores de fora do país. “Conhecemos o histórico de países como a França e o Japão, onde os quadrinhos já são consumidos pelos mais diversos grupos demográficos e queremos fazer o mesmo aqui no nosso país”.

E finaliza: “essa empreitada será feita com passos de formiga, um livro por vez”.

Se você quer conhecer o Fliptru, clique aqui.
Caso queira ler as obras de Johnny Braga, clique aqui.  
E se quiser comprar a versão impressa de Nubentes, clique aqui.

Post tags:
Comments
  • The Fool

    É um respiro no meio de tanto shonen de lutinha Br termos um romance slice of life, obrigado Fliptru!
    Obrigado Johnny Braga!

    21 de fevereiro de 2025
Post a Comment