Rusty Cage: o apocalipse chega ao Velho Oeste
Publicado no Instagram, personagem ganha história inédita via Ultimato do Bacon, um faroeste com pegada sobrenatural
Por THIAGO CARDIM
Quando a gente fala de “western em quadrinhos” no Brasil, geralmente os leitores associam a algo com a letra X. A turma mais veterana, de imediato, se conecta com o clássico italiano Tex, da Bonelli Editora. Já a galera dos gibis de hominhos retoma o personagem B que atende pelo nome de Jonah Hex.
São raros os que lembram do Blueberry de Moebius ou quiçá do recentemente redescoberto Bouncer, de Jodorowsky. Mas digamos que o gênero, cujas características amplamente cinematográficas se encaixam perfeitamente nas HQs, pode ir bem além disso. Incluindo até mesmo uma produção totalmente nacional.
Tudo começou no Instagram – mais precisamente, em um perfil chamado Grittiz Comics. Neste espaço, o quadrinista e ilustrador Raphael Gritti criou uma oportunidade junto com seu pai, Carlos Gritti, para reunir amigos e contar diferentes HQs em pequenos capítulos, aproveitando o aspecto visual da plataforma.
Um dos personagens, desenhado por Raphael (responsável também pelo canal Foca na História, lá no YouTube), é justamente Rusty Cage, que conta com os roteiros do desenhista, editor e colorista Gabriel Garcia, apaixonado por gibis como eu e você (inclusive, ele participou do podcast Fala, Animal com este que vos escreve recentemente, naquele episódio a respeito das Tartarugas Ninja). Um dos responsáveis pelo Nerd Vintage, ele chegou a escreveu uma história não-oficial em homenagem ao Flash (Wally West Isolado) e a HQ sobrenatural Serrarcana, com artes de Ferrante.
Definido como “um personagem com as roupagens clássicas do pistoleiro dos westerns que adoramos ler e assistir em grandes filmes sobre o tema”, Rusty Cage já encarou serial killers mascarados, zumbis, lobisomens… No entanto, sabemos que boas histórias precisam ir além…
Justamente por isso, eles foram procurados pela turma da editora Ultimato do Bacon para criar uma história INÉDITA E FECHADA de Rusty Cage. Nascia assim o faroeste com pegada sobrenatural Rusty Cage: Apocalipse, atualmente em campanha de financiamento coletivo no Catarse.
A HQ acompanha a chegada dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, que têm um plano para transformar o mundo em algo menos… amigável. Cabe ao predestinado Rusty Cage enfrentar essa ameaça sobrenatural e impedir que o plano dos Cavaleiros se concretize.
Com ação, aventura e duelos, a dupla promete uma jornada pelo Velho Oeste mágico para que nenhum leitor de Tex, Mágico Vento e Ken Parker coloque defeito.
Rusty Cage: Apocalipse tem formato italiano (16 x 22 cm), com 144 páginas em preto e branco em offset 90 g/m2, com capa cartão triplex 250 g/m2 com verniz localizado. Os apoios começam em R$ 45 e as recompensas incluem bookplate autografado e outras publicações da editora. O lançamento será em setembro.