Jornalismo de cultura pop com um jeitinho brasileiro.

Bangers Open Air: CINCO bandas que você devia conhecer

O festival OUTRORA conhecido como Summer Breeze apostou em algumas bandas que talvez você AINDA não conheça pra edição 2025… Pois vale começar a ouvir!

Por THIAGO CARDIM

Ano que vem, o Summer Breeze chega ao Brasil para a sua terceira edição – agora com novo nome, Bangers Open Air, mas com a promessa de manutenção não apenas da já conhecida qualidade na seleção de bandas, mas também da impecável organização do evento. Tamos de dedos cruzados (e obviamente, cheios de piadinhas com o novo nome do festival, pois afinal a 5ª série em nós não morre JAMAIS). 😉

A gente deu uma mergulhada no line-up previsto para 2025 e selecionamos aqui, pra começar o esquenta, 5 bandas que não são assim tão conhecidas do público brasileiro, mas que merecem demais a sua atenção em meio aos medalhões. Tomara que você curta a seleção. 😀



KISSIN’ DYNAMITE (Alemanha)
Sexta-feira, dia 2 de maio


Depois de apostar no hard rock farofíssimo do H.E.A.T. (que, aliás, volta este ano) e do Nestor, agora o Bangers Open Air aponta a sua metralhadora de laquê para a Alemanha, com a presença de palco inconfundível do Kissin’ Dynamite. A banda, surgida em 2006, é daqueles típicos projetos de amigos de escola que, desde cedo, acreditavam no sucesso e saíram mandando fitas demo pra tudo que é lugar. A sonoridade absolutamente grudenta acertou no alvo, fazendo o seu glam metal conquistar uma boa parcela de fãs justamente em um país que se divide entre o thrash mais agressivo e o power mais melódico. Correndo por fora, eles bebem na fonte do Bon Jovi e do Mötley Crüe… com um tiquinho de AC/DC (como o nome já entrega).



PRESSIVE (México)
Sábado, dia 3 de maio

Outra egressa ali do começo dos anos 2000, por volta de 2006, mas desta vez da cidade mexicana de Guadalajara, a banda faz que muitos críticos especializados tradicionais costumavam chamar de “metal moderno” ou “metal alternativo”. A sonoridade cheia de experimentações aparentemente não tem limites (ainda bem!), mergulhando inclusive no eletrônico e por vezes em um recorte até mais pop, mas digamos que dá pra “encaixá-los” muito mais dentro da caixinha do metalcore, alternando entre canções em espanhol e inglês – por mais que tenham nascido como grupo em meio à ascensão do nu metal de Linkin Park, Limp Bizkit e Korn.



::: Leia também: Saiba mais sobre o Powerwolf, uma das grandes atrações do Bangers Open Air 2025 :::



DREAM SPIRIT (China)
Sábado, dia 3 de maio

Arriscamos dizer que talvez seja a primeiríssima banda chinesa de heavy metal a tocar no Brasil. Vindos da cidade de Tai’na, os integrantes deste sexteto surgido em 2005 fazem um belíssimo folk metal do tipo BEM acessível, que rapidamente você se pega cantando junto (isso é, caso sejas uma pessoa que fala mandarim, né). O resultado é um metal entre o tradicional e o hard, bem melódico, étnico e repleto de elementos da música tradicional chinesa – e cujas canções versam, sim, sobre a antiga história do seu país de origem, com uma dose de fantasia e poesia que te levam imediatamente a filmes como “O Tigre e o Dragão”.



HAKEN (Inglaterra)
Domingo, dia 4 de maio

Sim, este sexteto londrino de 2007 é inglês. Mas não lembra em nada o que se pode esperar estereotipicamente de uma clássica banda inglesa de metal, aquele lance meio Judas Priest ou quiçá Iron Maiden. Na verdade, dá pra dizer essencialmente que os caras fazem metal progressivo… mas não só isso. Cheios de pequenas loucuras e muitas experimentações, eles conectam seus sons com um quê de música erudita e, sim, não se surpreenda, com um bocado de jazz. Espere, portanto, um show cheio de faixas complexas, uma baita quebradeira e um bocadinho de improvisos.



LORD OF THE LOST (Alemanha)
Domingo, dia 4 de maio

Tamos de volta ao território germânico, com uma banda que TAMBÉM está de volta ao Bangers, depois de ser atração na edição inaugural do Summer Breeze. Liderados por Chris “Lord” Harms, estes rapazes de Hamburgo publicavam lá suas canções no MySpace em meados de 2007 até que se conectaram como banda de fato para poderem se apresentar ao vivo. O resultado é uma belíssima mistura de metal industrial (aka Rammstein), metal gótico (aka Lacuna Coil) e glam rock (aka T-Rex). O som é pesado, é intenso, é até sinistro, mas cheio de cores e luz, em apresentações performáticas e cheias, claro, de glitter. E sim, eles foram MESMO os indicados pela Alemanha ao festival Eurovision em 2023, com a espetacular “Blood & Glitter”.



Por falar nisso… BANGERS OPEN AIR!

O festival acontece, como já virou tradição, lá no Memorial da América Latina, em São Paulo – agora entre os dias 2 e 4 de maio. Você confere a programação completa no site oficial da festança metálica.

Os ingressos estão à venda no Clube do Ingresso.



::: Leia tudo que a gente AINDA VAI publicar sobre o Bangers Open Air

::: Leia tudo que a gente publicou sobre as primeiras edições do Summer Breeze

::: Complete aqui a sua coleção de heavy metal, meu camarada!

Post a Comment