Jornalismo de cultura pop com um jeitinho brasileiro.
Cara-Unicórnio

A nova aventura do retumbante Cara-Unicórnio

Criação do quadrinista gaúcho Adri A., o Cara-Unicórnio chega ao capítulo 10 da saga, numa luta contra um inimigo que distorce valores religiosos… Te lembra algo?

Por THIAGO CARDIM

“Um jovem é picado por um animal radioativo e sofre uma transformação que o leva a se tornar super-herói”. A descrição inicial pode ser imediatamente aplicada ao Homem-Aranha, claro. Mas igualmente a uma dezena de super-heróis inspirados em Peter Parker ou então surgidos como sátiras a ele – como é o caso do brasileiríssimo (e divertidíssimo, leia-se) Cara-Unicórnio. Surgido em 2016 justamente como uma enorme homenagem e igualmente uma sacanagem com as HQs de hominhos, o personagem criado pelo quadrinista gaúcho Adri A. é um sujeito que, ao ser picado pelo chifre de um unicórnio radioativo, se torna um vigilante híbrido meio homem meio unicórnio, grandalhão e meio desengonçado.

É isso. Mas o Cara-Unicórnio é BEM MAIS do que isso, na real.

Brincando com os clichês típicos destas histórias, Adri mistura muita aventura, doses explícitas de pancadaria em um traço ágil e moderno, cores vibrantes, bom humor, certas sequências repletas de sangue e vísceras, um quê de romance e, claro, fartas doses de representatividade LGBTQIAP+, uma das principais propostas da série.

Mas LÁ em 2017, quando o gibi saiu do digital e resolveu ganhar as desejadas páginas impressas, Adri já deixava claro que, “se você acha que a HQ não tem muito a ver com você, por não ser gay, trans, ou por não se sentir pertencendo a nenhum grupo que sofre exclusão… Bom, as histórias do Cara-Unicórnio são pra rir, pra divertir, talvez até emocionar; têm seus momentos tensos, outros mais sensíveis, com personagens que amam e sofrem, lutam, vencem, fracassam… Enfim, são histórias que pra se identificar basta ser humano”.

Falou, tá falado.

The Cara-Unicórnio Returns

Originalmente, os capítulos 01 a 09 da HQ estão divididos entre três publicações: nos dois primeiros livros, CARA-UNICÓRNIO – VOL. 1 e VOL. 2, lançados respectivamente em 2018 e 2021 e dividindo OITO capítulos; e no gibi lançado neste ano de 2022, trazendo exclusivamente o capítulo 9. Agora, é hora do capítulo 10 ganhar vida em mais uma campanha de financiamento coletivo, já aberta no Catarse.

No novo gibi, batizado de Sevícia Total, o herói irá enfrentar um dos seus maiores desafios até então, um mal que personifica o ódio e violência contra tudo o que é da diversidade, e que distorce valores e preceitos religiosos para justificar seu ímpeto mortal. Além desta história inédita, o novo gibi também vai trazer material extra, como rascunhos e estudos de personagens.

(Caso você esteja se perguntando, a palavra “sevícia” quer dizer “tortura” ou “maus-tratos”. Te poupei uma ida ao Google, pode continuar lendo aqui. De nada!)

“O humor que é marca da HQ, além daquela dose de suspense e emoção”, responde Adri A. num papo exclusivo com o Gibizilla, quando pergunto pra ele o que os leitores que já são fãs do personagem podem esperar desta nova trama. Só que ele completa. “Essa é uma história com uma nota a mais de gore e loucura”.

Cara-Unicórnio
Capa de Cara-Unicórnio – Capítulo 10

Morador do Rio Grande do Sul, ele define a si mesmo, em sua biografia, como ilustrador, gay e quadrinista. Começou publicando tirinhas e histórias ilustradas nas redes sociais e em fanzines auto editados mas, com o passar do tempo, foi sentindo a necessidade de abordar cada vez mais a diversidade em suas obras – e foi aí que o Cara-Unicórnio e seu maravilhoso elenco de coadjuvantes aconteceu.

“O Capítulo 10 começa exatamente de onde o Capítulo 09 parou, então eu aconselharia a quem ainda não conhece o Cara-Unicórnio começar do começo mesmo”, explica ele. “Até porque desde a primeira história eu vou deixando pistas do que vai desenrolar nessa nova aventura… e em histórias futuras também”.

Tanto o capítulo 9 quanto o capítulo 10 devem, em algum momento, integrar um encadernado, incluindo mais dois capítulos inéditos que vão estar somente nesse futuro livro. Uma ótima notícia pros colecionadores, mas é melhor segurar a empolgação. “Isso é pra depois do primeiro semestre de 2024, e antes eu pretendo lançar uma ou duas histórias com outros personagens que fazem também fazem parte do universo do Cara-Unicórnio”.

Este leitor que já virou fã tem duas palavras para ecoar na torcida – KID PRINCESA.

Vale a pena sonhar…

Assim como qualquer um que lê pela primeira vez, o Adri também enxerga um potencial incrível para o Cara-Unicórnio FORA dos gibis. Mas as coisas são, de fato, menos fáceis pra quem faz as coisas sozinho, na raça, dando a cara pra bater. “Já pensei numa animação, sim, mas é difícil de realizar algumas coisas quando se tem uma produção autoral independente”, confessa ele. “Eu já estou apanhando pra desenvolver a ideia de um toy… mas um toy do Cara-Unicórnio é mais provável de rolar, num futuro não tão distante”.

Então, vamos lá, fazer um exercício aqui – e não se preocupa com orçamento porque em sonho tá tudo pago. Se pudesse escolher um ator para interpretar o Cara-Unicórnio no cinema, quem seria? O autor, na lata, mesmo que fosse uma produção gringa, crava que teria que ser um ator nacional. “E assumidamente da comunidade LGBTQIAP+. Eu gosto do Johnny Massaro”. Uma excelente escolha. Agora tem outra que não dá pra ser diferente, já que a personagem é FLAGRANTEMENTE inspirada na pessoa. “A Tia Elle eu tenho certeza que seria interpretada pela Laerte. Paguem o cachê que a mulher exigir, tem que ser ela! Hahahaha”.

Pra completar, pedimos ao Adri que escolhesse um personagem dos quadrinhos, qualquer um, de qualquer editora, para fazer um crossover com o Cara-Unicórnio. E a seleção dele foi MARAVILHOSA. “Que difícil escolher um… mas, no momento, eu escolheria a Mulher-Hulk. Sempre fui fã da personagem, ela tá arrasando na série, e combinar o humor dela com o do Cara-Unicórnio seria perfeito!”.

Pois se você tá curtindo a série no Disney+, obviamente já deve ter sacado o tipo de humor ao qual ele se refere – portanto, já percebeu também qual é o perfil do Cara-Unicórnio.

Depois de apoiar o gibi novo no Catarse, dá pra colar no site do Adri A. pra completar a sua coleção, acesse aqui e seja feliz. <3

Post tags: